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“Multisense”, uma ferramenta tecnológica que possibilita a integração de atividades, estímulos e de habilidades na primeira infância

INTRODUÇÃO: 

Em um mundo tão imerso no contexto tecnológico, a capacidade de envio de informações e a comunicação têm se tornado cada vez mais velozes e de suma importância para evolução da sociedade de forma geral 

Nos últimos anos muito se avançou em pesquisas das práticas clínicas e educacionais, contribuindo desta forma com a melhoria na qualidade de vida de crianças com dificuldades ou atrasos no neurodesenvolvimento e na aprendizagem.   

Nesse cenário as crianças vêm tendo cada vez mais contato com a imersão tecnológica, desenvolvendo desde cedo a relação com todo esse panorama tecnológico com influência nos diversos contextos sociais, como: saúde, educaçãolazer e entretenimento 

Dentro deste contextoobserva-se que é possível usufruir da tecnologia para a estimulação de maneira assertiva, fazendo uso de forma adequada e saudável deste recurso, cuja estratégia se torna inovadora para o complemento dos tratamentos e terapias,  sendo um diferencial para que as crianças possam aprender de forma lúdica em um ambiente projetado para o desenvolvimento de habilidades e competências importantes na vida do ser humano. 

A fim de produzir inovações tecnológicas voltadas para a estimulação multidisciplinar ainda na infânciaa autora fundou em 2017 a Neurobrinq, uma start-up brasileira que nasceu com a missão de desenvolver soluções e ferramentas tecnológicas para as áreas da saúde e educação com base na Neurociência. Dentre os produtos desenvolvidos, Anahid Fernandes e sua equipe criaram um software, chamado multisense”, que possibilita promover o desenvolvimento e funcionalização dos principais canais de aprendizagem, sendo eles: a audição, tato, paladar, olfato, visão e  a área motora. 

O software foi desenvolvido no INATEL, Instituto Nacional de Telecomunicações, em Santa Rita do Sapucaí – MG, onde a start-up foi incubada e acelerada. Participaram do desenvolvimento alunos de Engenharia da Computação, Engenharia Biomédicas e de Automação. A plataforma está na sua 3ª atualização e possui certificação, registro e licença de uso. 

Esta ferramenta é utilizada em uma sala que foi estruturada para ser um centro de estimulação infantil que integra e otimiza os diversos tipos de terapias e tratamentos comandados por esta plataforma, que  é uma interface que possibilita aos profissionais da educação e saúde efetuarem acionamentos sensoriais e outros recursos em tempo real, como também planejar e executar treinos, tarefas e atividades a cerca da  estimulação e intervenção precoce. [6] 

aplicativo é responsável pela integração de soluções e dispositivos  com base em internet das coisas (do inglês, Internet of Things – IoT), cujo objetivo é estimular o desenvolvimento infantil de crianças típicas e atípicas nos primeiros anos de vida, oferecendo aos profissionais destas áreas, recursos tecnológicos que viabilizam  não só  um melhor planejamento das ações propostas pela equipe multidisciplinar, como também o monitoramento e o desempenho de crianças a cerca das atividades propostas neste ambiente, promovendo assim melhores resultados para o desenvolvimento global delas. 

Diante do exposto, este artigo pretende demonstrar como o software multisense”, pode ser utilizado pelos profissionais das áreas da educação e saúde, garantindo melhores resultados nos estímulos propostos na primeira infância, como também, se tornar uma plataforma de geração de conteúdos compartilhados a fim de comprovar a eficácia desta ferramenta mensurando os resultados deste programa em larga escala. [6] 

 

MATERIAIS E MÉTODOS: 

Após a comprovação da eficiência desta metodologia com a pesquisa realizada pela autora a cerca das habilidades cognitivas, sensoriais e motoras na primeira infância, na área de Neurociência em sua especialização na Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo – FMSCSP, criou-se o programa, que é um software capaz de juntar a Neurociência com a Tecnologia a Engenharia, onde é possível controlar todos os equipamentos que são utilizados nas diversas terapias de crianças em um centro de estimulação infantil, agilizando e simplificando o trabalho de terapeutas e educadores.  

O aplicativo nada mais é do que um console onde são armazenados modelos terapêuticos de diversas áreas, respeitando o protocolo de cada terapia ou metodologia, sendo possível fazer a integração multidisciplinar destas áreas durante as as atividades, inserindo em seus conteúdos estímulos sensoriais e outros recursos tecnológicos que reagem no ambiente, de acordo com a programação proposta por estes profissionais.  

As técnicas de modificação comportamental, social e na aquisição de habilidades têm se mostrado bastante eficazes nos tratamentos e na aquisição de comportamentos generalizados no dia a dia pelas crianças que participam destes programas. 

O centro de estimulação, denominado Parque iUP 6D, possui vários dispositivos adaptados para serem acionados por uma interface IoT, controlada por um computador interligado à um roteador via wi-fi. Cada equipamento pode ser acionado pelos terapeutas isoladamente ou em conjunto, causando o efeito esperado em tempo real. Da mesma forma, é possível planejar os treinos e atividades mais específicas utilizando os recursos oferecidos pelo sistema.  

Os materiais desenvolvidos podem ser salvos em uma biblioteca para uso, edições, e ainda para que possam ser compartilhados com outros profissionais da equipe multidisciplinar. 

Dentre os equipamentos, pode-se destacar a coluna de bolhas, painel sensorial, piscina de bolinhas iluminada, cascata de fibras, difusores de essências, iluminação perimetral RGB (do inglês, vermelho, verde e azul), simulador de vento, jogo de sete refletores, piano humano, chuva artificial, simulador de vento e a máquina de bolhas interativa.[6] 

software oferece funções que possibilitam ainda o trabalho com edição de áudio e vídeo e a interação com todos os equipamentos via IoT para contos de histórias, criação de rotinas e de atividades didáticas 

proposta e a abordagem envolvem uma infinidade de possibilidades e estímulos que proporcionam o desenvolvimento sensório-motor, cognitivo, de habilidades e competências que precisamos criar e desenvolver no indivíduo ainda na primeira infância afirma a autora. 

O profissional pode acessar uma biblioteca de imagens, sons e recursos oferecidos pela plataforma  disponibilizada  pela ferramenta, como também adicionar novas bibliotecas (Figura 1). É possível criar atividades que envolvem a aprendizagem de rotinas, comportamentos, conteúdos como: cores, animais, frutas, números e atividades de alfabetização e outros conceitos mais elaborados. 

A ferramenta disponibiliza na tela até sete cores e diversos modelos de respostas, além de uma dica escrita ou visual como pergunta para que o usuário possa relacionar a pergunta com uma resposta correta e estímulos diferentes. 


Figura 1 – Menu Geral – tela de opções para o usuário
 

O sistema permite que o profissional edite a biblioteca para que seja totalmente adaptada ao nível de desenvolvimento do paciente, ou do grupo, propondo desafios diferentes que os estimulam naquilo onde apresentam um maior déficit. 

Além disso, o software também disponibiliza uma interface de controle para acionar equipamentos isolados para atividades mais específicas, podendo incluir aquelas que envolvem o paladar e todo sistema gustativo, o sistema visual,  auditivo, tátil, propioceptivo e o sistema vestibular de forma isolada ou integrada, possibilidando desta maneira infinitos recursos e possibilidades de intervenções.

Figura 2 – Tela de atividades 

As atividades são personalizadas de acordo com a aplicação do profissional para com a criança ou um grupo. Ao final de cada atividade é gerado um relatório para com dados de erro, acerto, tempo de atividade, data e outras informações que serão utilizadas para monitorar o desempenho, evolução e também comprovar a eficácia do programa que já está em desenvolvimento. 

 

 RESULTADOS: 

O ambiente multidisciplinar iUP 6D nasceu da experiência de 18 anos trabalho da Neuropsicopedagoga Anahid Fernandes e sua equipe, atuando com crianças de 0 a 6 anos de idade em uma escola de Educação Infantil localizada em São Paulo, onde foi instalado o primeiro espaço em 2015. 

Este centro de estimulação infantil está em funcionamento há quase 5 anos e durante este período vem atendendo crianças no ambiente escolar, como também no contra turno da escola na aplicação de diversas terapias propostas para crianças desta idade no que se refere à prevenção, estimulação e intervenção precoce. Já é possível observar os resultados deste trabalho nas diversas áreas de atuação que a ferramenta se propõe através de análise e estudos de caso, relatórios de observação e desenvolvimento individual,  instrumentos de avaliações específicas e relatos de pais e profissionais que vem comprovando a eficácia do programa no desenvolvimento de habilidades comportamentais, sociais, de linguagem e comunicação, como também em habilidades cognitivas propostas pelo software e nos demais produtos que o centro de estimulação oferece. 

A idéia agora e colocar à disposição do mercado o software e os demais brinquedos e produtos para que estas soluções possam contribuir de forma mais efetiva para os profissionais destes segmentos, que recebem um treinamento especializado para operar a plataforma e desta forma disseminar o seu uso, gerando desta maneira melhores resultados em seus atendimentos, priorizando aumentar os estímulos na primeira infância, reduzindo os custos e tempo de intervenção, ampliando desta forma as redes de atendimento e o número de crianças e pacientes assistidos . 

Figura 3  Centro de Estimulação Multidisciplinar da Escola JANELA PARA O TALENTO   São Paulo / Brasil. 

Figura 4  Studio – Demonstração do painel de edição, sem o vídeo escolhido.

Figura 5 – Demonstração do painel de edição, com o vídeo editado acionamentos programados

Figura 6 – Botão de efeitos

Figura 7 – Efeitos e acionamentos disponíveis

DISCUSSÃO:  

É comprovada a eficácia de um programa de estimulação sensorial e motora em habilidades cognitivas em crianças pré-escolares (Fernandes, 2017). Ademais, os resultados obtidos em quatro meses de intervenção mostraram que o programa fundamentado na Neurociência acerca do desenvolvimento do cérebro e da aprendizagem melhoraram de forma significativa o desenvolvimento e o desempenho das crianças na primeira infância sem nenhum quadro diagnóstico específico.  De tal forma que o desafio agora para esta proposta de trabalho é comprovar a eficácia no desenvolvimento de crianças atípicas por meio de relatos dos terapeutas e dos próprios relatórios e instrumentos gerados pelo software. Para isso, deverá ser utilizado o relatório gerado pelo software com dados de erro, acerto, tempo de atividade, data e outras informações para o profissional ao final de cada atividade, a fim de mensurar a evolução de cada paciente dentro do tratamento proposto no ambiente multidisciplinar 6D. [1] 

O ambiente  que oferece recursos tecnológicos,  propõe a integração das terapias e da equipe profissional promovendo um atendimento clínico multidisciplinar. A partir disso, há uma viabilização financeira do tratamento da criança, considerando que existe uma demanda maior por serviços de qualidade capazes de formular diagnósticos e prover o suporte necessário de acordo com os protocolos específicos para cada  tratamento ou terapia.  

tecnologia aliada à Neurociência visa oferecer a possibilidade da criança ter contato com todas as informações sensoriais simultaneamente, proporcionando a integração e a reabilitação das mesmas. Desta forma, criam-se novas conexões neurais que favorecem a neuroplasticidade na primeira infância, principal fase de desenvolvimento cerebral, aumentando assim, as chances de tornar estes indivíduos independentes e com autonomia para gerenciar suas próprias vidas. [9] 

O atendimento clínico é proposto através de atividades e jogos que promovem o desenvolvimento sensorial, de habilidades cognitivas e motoras. O ambiente foi projetado para transformar um espaço de terapia comum em um centro interativo que reage de acordo com uma programação e necessidade de cada terapia, oferecendo recursos tecnológicos simultâneos e contextualizados.  

Sendo assim, o software é uma ferramenta de apoio que oferece a possibilidade de aumentar, diminuir, trocar e monitorar a quantidade de estímulos oferecidos às crianças durante as sessões em tempo real. 

Deste modo, um programa de estimulação com base na Neurociência oferecido neste ambiente é rico recursos e equipamentos, possibilitando desta forma a criação de jogos interativos e atividades que promovem um melhor desempenho do cérebro. [1]  

Segundo Calvert, Spence e Stain (2004), o processo multissensorial de estímulos é um princípio básico da estrutura e da função cerebral, sendo que mesmo as experiências que parecem específicas de apenas um sentido são moduladas pela atividade dos demais sentidos, mostrando que utilizamos informação proveniente de todos os órgãos sensoriais para muitas atividades cerebrais que realizamos. [10]. 

O quadro 1 apresenta de forma resumida, os tipos de estímulos, suas principais características e as capacidades desenvolvidas ao serem praticados. 

Cognitivos 

Cognitive 

Aprendizagem, a atenção, a memória, a criatividade, a curiosidade, a linguagem, os pensamentos, a observação, a leitura, o raciocínio, entre outros fatores. 

 

Learning, attention, memory, creativity, curiosity, language, thoughts, observation, reading, reasoning, among other factors. 

O pensar, o exercitar a inteligência, a reflexão, o senso crítico, o enriquecer as informações, “representar” situações vivenciadas, ter novas ideias e recriá-las. 

 

 

 

Thinking, and exercising intelligence, reflection, critical sense, enriching information, “representing” situations experienced, having new ideas and re-creating them. 

Sensoriais  

Sensory 

Auditivo, visual, olfativo, tátil e gustativo. 

 

Auditory, visual, olfactory, tactile and gustatory. 

Eles provocam ações que desenvolvem as sensações, as sensibilidades internas e externas da criança. 

 

They trigger actions that develop the sensations, the internal and external sensitivities of the child. 

Fonte: Adaptado de Shiavo / 2007. [11] 

As próximas metas para a comprovação da efetividade da ferramenta para crianças atípicas acontecerão a partir dos resultados coletados pelo corpo clínico para análise de dados e submissão da pesquisa ao Comitê de Ética em pesquisa que utilizarão o centro de estimulação  multidisciplinar. 

 

CONCLUSÃO:  

Com base no exposto, pode-se concluir que a criação deste centro e, por conseguinte, a interface do programa “multisense”, apresentam um papel fundamental na transformação de um espaço de terapia convencional, em um ambiente altamente propício para o aprendizado, interativo e capaz de reagir de acordo com a proposta do profissional utilizando recursos tecnológicos. 

A tecnologia do meio tem o objetivo de integrar as terapias, fazendo com que os profissionais possam trabalhar em conjunto e assim reduzirem o tempo de intervenção e, consequentemente os custos do tratamento 

O ambiente multidisciplinar foi projetado para auxiliar profissionais das áreas de educação e saúde na aplicação de terapias e atividades educacionais com o propósito de tornar o indivíduo autônomo nas diversas tarefas do dia a dia e, como consequência, o preparar para o mercado de trabalho. Ao promovermos o desenvolvimento de habilidades para estas pessoas, oferecemos recursos que viabilizam a inclusão social e psicológica do indivíduo. 

A utilização da evolução tecnológica a favor das terapias é uma tarefa necessária e de suma importância, já que é capaz de proporcionar estímulos diversos em ambientes controlados, possibilitando assim a associação de brincadeiras e jogos para o desenvolvimento da aprendizagem. Essa integração faz com que as crianças com atrasos de neurodesenvolvimento sejam imersas em programas de terapias integradas inovadores  com profissionais mais qualificados e especializados, onde a equipe multidisciplinar otimize os modelos e programas de tal forma que passam contribuir com de custos, com o tempo dos tratamentos e principalmente com as necessidades de cada criança.[6] 

 

REFERÊNCIAS: 

[1] Fernandes, L. Anahid. Programa de estimulação sensorial e motora em habilidades cognitivas em crianças pré-escolares. São Paulo. 2017. 

[2KOLB, Bryan; WHISHAW, Ian Q. Neurociência do comportamento. São Paulo: Manole, 2002. 280p. 

[3LEKANDER, M. Ecological immunology-the role of the immune system in psychology and neuroscience. European Psychologist, 2002. 

[5LENT, Roberto. Neurociência da mente e do comportamento. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2013. 

[5LIMA, Nadielly de Almeida .Integração sensorial nos distúrbios de aprendizagem e neurológicos da infância .Revista científica ciências & cognição,S L,p. 1-12,jan.2014.Disponível em:<http://cienciasecognicao.org/neuroemdebate/?p=1327>.Acesso em:01 mar. 2017 

[6] Produtos e equipamentos Neurobrinq. Disponível em: <http://www.neurobrinq.com/produtoseequipamentos/ver/parque-multisensorial-6d-22#toggle-id-11>. Access in: 03 Feb. 2020. 

[7Protocolo do Estado de São Paulo de Diagnóstico Tratamento e Encaminhamento de Pacientes com Transtorno do Espectro Autista (TEA).Disponível em: http://www.saude.sp.gov.br/resources/ses/perfil/profissional-da-saude/homepage//protocolo_tea_sp_2014.pdf>. Access in: 01 Feb. 2020. 

[8] AYRES, A. J. Sensory Integration and The Child. Los Angeles: Western Psychological Services, 2005. 

[9] LURIA, A. R. Fundamentos de Neuropsicologia, tradução de Juarez Aranha Ricardo. Rio de Janeiro: Livros Técnicos e Científicos; São Paulo; Ed. da Universidade de São Paulo, 1981. 

[10] CALVERT, G., SPENCE, C., & STEIN, G. C. (Eds). The handbook of multisensory processe. Cambridge, MA: The MIT Press, 2004. P. 483-502.
 

[11] SCHIAVO, Adriana Ap Noronha; RIBÓ, Cristiane M. Escamilhas. Estimulando todos os sentidos de 0 a 6 anos. In: Congresso de leitura do Brasil, 16., 2007, Campinas. Seminário de Leitura. Campinas: Sem Editora, 2007. P. 1-10.  

Anahid Fernandes é Neuropsicopedagoga, Diretora e co-fundadora da Neurobrinq. Idealizadora do projeto de inovação “iUP 6D Parque Multidisciplinar”, sua pesquisa científica comprovou a importância e eficácia da estimulação multidisciplinar no  o desenvolvimento das habilidades cognitivas, sensoriais e motoras em criança na primeira infância.

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