Apae de Patos de Minas inaugura sala iUP6D
Com um público diverso, que engloba de recém-nascidos, passando por crianças, jovens e adultos – entre eles uma idosa de 108 anos –, a Apae de Patos de Minas conta, a partir desta semana, com uma sala iUP6D equipada para educação e terapias de reabilitação. “Tenho certeza de que este ambiente vai trazer benefícios para os diferentes públicos que atendemos”, disse a administradora da Apae, Elisangela Luísa Fernandes.
A instituição, fundada em 1972, atende mensalmente mais de 2,2 mil pessoas com deficiência intelectual ou múltipla e com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Nos cursos de educação infantil, fundamental e EJA, tem atualmente 252 estudantes matriculados. Outras 310 pessoas participam diariamente das atividades promovidas pela área de assistência social e os demais frequentam a Apae uma a duas vezes por semana, conforme as terapias recomendadas.
De acordo com Elisangela, a sala estará aberta para aos diferentes públicos e, desde a inauguração (no dia 4 de agosto) tem despertado o interesse das crianças e, mais ainda, de suas mães. “É um ambiente encantador e temos certeza de que vai trazer benefícios, principalmente para a primeira infância”, comentou, referindo-se aos recursos proporcionados pelo ambiente, como os simuladores de vento e chuva, difusores de essência olfativa, colunas transparentes com bolhas, piscina de bolinhas iluminadas, feixe de fibras ópticas sensoriais, equipamento para emissão de bolhas de sabão, entre outros.
As salas, projetadas e produzidas pela startup Neurobrinq, são acionadas por tablets ou computadores utilizando tecnologia IoT e conectados a um servidor por meio de uma rede dedicada wi-fi. A empresa desenvolve, ainda, diversos programas voltados à educação, bem como para projetos especiais. O software usado é aberto e o cliente pode gerar o próprio conteúdo. Os recursos, como os de videomodelagem, permitem que a sala propicie ações que estimulam todos os sentidos: tato, visão, audição, paladar, olfato e o equilíbrio em movimento (considerado o sexto sentido).
A sala iUP6D é fruto da consultoria de especialistas em várias áreas – da pedagogia, fonoaudiologia, nutrição, fisioterapia à neuropsicologia e à medicina. A proposta é promover a intervenção precoce das crianças visando a estimulação e a reabilitação já a partir dos primeiros anos de vida para treiná-las em atividades diárias e programas de estimulação multifuncional, sempre de uma forma lúdica e que tem provado a sua eficácia.
Mais de 70 salas da Neurobrinq já foram instaladas em APAES, prefeituras, ONGs, órgãos de saúde e educação em todo o Brasil. A empresa dispõe de um show room e um centro de capacitação em São Paulo (SP), uma fábrica em Nova Granada (SP) e uma filial no mercado norte-americano, em Weston, Flórida.